Como funciona um motor de carro

Para ligar o motor do carro é necessário uma bateria. Ela é responsável por enviar eletricidade para o motor de arranque, um motor elétrico que é ligado para fazer os pistões do cilindro se movimentarem pela primeira vez. A partir dai o motor está ligado.

Image title

Para que o motor siga em movimento, os pistões precisam de combustível, que é injetado nos cilindros pelos bicos de injeção. Um outro equipamento, a central de injeção eletrônica é o “cérebro” que controla a quantidade de ar e combustível jogada no motor.

Image title

O processo de combustão precisa de ar. Ele entra no carro pelo filtro de ar, que barra as impurezas, e segue para o cilindro, possibilitando a explosão. A relação ar/combustível tem que ser exata: com ar demais o motor perde desempenho e com pouco ar o consumo aumenta.

Image title

Em cada cilindro, a explosão do combustível acontece da seguinte forma: primeiro, entra a mistura ar/combustível, quando a válvula de admissão está aberta. Depois, o pistão se movimenta para cima, comprimindo a mistura ar/combustível. Nessa hora, a vela recebe eletricidade da bateria e gera uma faísca, causando a explosão da mistura ar/combustível.

Image title

Image title

A explosão gera um gás quente que se expande, empurrando o pistão para baixo. Esse “empurrão” faz o pistão movimentar o virabrequim, um eixo que recebe a energia de todos os pistões e a transforma em rotação. No fim, a válvula de exaustão do cilindro se abre e os gases da combustão são liberados para o escapamento.

Image title

Image title

O movimento do virabrequim influencia outras peças. Primeiro, por meio da correia dentada, as rotações são transmitidas para uma polia que controla as válvulas. Se a correia se romper, as válvulas param de funcionar, fazendo o carro parar de funcionar.

Image title

Depois, a rotação do virabrequim é transmitida para o cambio, um conjunto de engrenagens que transmite a energia da explosão dos pistões para as rodas, fazendo o carro andar.

Image title

Animação (em inglês) explicando como funciona o motor: http://animagraffs.com/how-a-car-engine-works/

Fonte do texto: Revista “O segredo das máquinas e das indústrias”, editora Abril. Abril de 2014.